terça-feira, 31 de julho de 2012

Prece de Cáritas

      Olá amigos, gostaria de passar a vocês uma das mais belas preces já escritas. A prece de Cáritas é uma das mais bonitas e comoventes preces de toda a literatura espírita.

      Busquei de várias formas, sem encontrar muita informação disponível. O que se afirma, é que Cáritas é um espírito que se comunicava através de uma das grandes médiuns do seu tempo: Madame W. Krell, do Círculo Espírita de Bordeux, França.

      A prece foi psicografada na véspera do Natal de 1873.

      Madame Krell, atualmente esquecida, pode ser considerada como uma das maiores médiuns de psicografia da história do Espiritismo. A perfeição extraordinária das mensagens que psicografou, dos maiores nomes da poesia francesa, nunca poderia pôr em duvida o nome da médium.

      Madame Krell recebia constantes comunicações e psicografava em transe, tendo recebido trabalhos de Lamartine, André Chénier, Alfred de Musset, Edgar Allan Poe, Saint-Beuve, além de mensagens do Espírito da Verdade, Dumas, Lacordaire, Lamennais, Pascal, do filósofo grego Esopo, Fénelon , entre outros.

(Fonte; Portal das mocidades espíritas. www.mocidadesespiritas.com.br)

      Pensa-se que este espírito, que passou à Madame Krell, esta belíssima prece tenha sido Irene, uma mártir que desencarnou em Roma no ano 305, quando das perseguições do Imperador Diocleciano.

      A seguir, um pouco da história dessa mártir, uma entre tantas que souberam dar, diante de uma multidão ensandecida, testemunho de coragem e fé, mais um exemplo a ser observado por cada um de nós.

      Será que na mesma situação faríamos o mesmo, ou recuaríamos diante de tal perseguição? 

      Irene da Tessalônica, Santa Irene ou Santa Irina ( Tessalônica, 5 de abril de 304) é uma Santa Grega.


A Lenda de Irene

      Nasceu, segundo alegam as lendas, no século IV, época do Imperador romano Diocleciano, considerado pelos cristãos, o mais sanguinário perseguidor dos cristãos, e que "proibia que as pessoas portassem ou guardassem escritos que pregassem o Cristianismo". Todos os livros "deveriam ser entregues às autoridades para serem queimados. Irene, ainda jovem, junto com suas irmãs Ágape e Quiônia, pertenciam a uma família pagã da Tessalônica, mas elas se converteram e possuíam vários livros da Sagrada Escritura, e passaram a pregar o Cristianismo".

      As três irmãs foram denunciadas e, em sua casa, segundo a lenda, "foram encontradas várias bíblias", por isso passaram a ser "perseguidas, e deveriam ser levadas ao interrogatório diante do governador da Macedônia, Dulcério". Deveriam como os demais cristãos, submeter-se ao "intenso interrogatório, para renegar a fé em Cristo". E só se salvariam se idolatrassem aqueles que os cristãos consideravam "falsos deuses", oferecendo "publicamente comida e incenso a eles, e queimando as suas bíblias". Quando os cristãos se negavam a renunciar a sua fé, "geralmente eram queimados vivos, junto com a bíblia".

      Ágape e Quiônia foram encontradas antes. Presas e interrogadas, segundo a lenda, negaram-se a adorar os deuses a que os cristãos alegavam serem "falsos deuses" e confirmaram sua alegada "fé". Por isso foram "queimadas vivas.

      Entretanto, Irene, que havia escondido grande parte dos livros cristãos em sua casa, conseguiu "fugir para as montanhas, mas foi encontrada no dia do martírio das suas irmãs, levada a um prostíbulo para ser violada e, depois, presa". Lá, porém, segundo conta a lenda, "por uma graça, ninguém a tocou". Irene foi, então, ainda segundo a lenda, "submetida a interrogatório, manteve-se firme em sua profissão de fé". Condenada pelo governador Dulcério, foi entregue aos carrascos, "que lhe tiraram a roupa, expuseram-na à vergonha pública e depois também a queimaram viva".

      O culto a santa Irene ainda é muito intenso no Oriente e no Ocidente, e se perpetuou até os nossos dias pelo seu lendário "exemplo de santa mártir", bem como pela tradição de seu nome, que em grego significa "paz", e é muito difundido em todo o planeta, principalmente entre os povos cristãos, apesar de não existirem quaisquer comprovações destas lendas pela Ciência.

      A festa de santa Irene acontece em 5 de abril, dia em que recebeu a palma do martírio pela fé em Cristo, no ano 304.

(Fonte: Wikipédia)


Prece de Cáritas

"Deus, nosso Pai!
Que Sois todo Poder e Bondade,
Dai forças àqueles que passam pelas provações,
Dai luz àquele que procura a verdade;
Ponde no coração do homem a compaixão e a caridade!


Deus!
Dai ao viajante a estrela guia,
Ao aflito a consolação,
Ao doente o repouso.

Pai!
Dai ao culpado o arrependimento, Ao espírito a verdade, à criança o guia e ao órfão o pai!

Senhor!
Que a Vossa Bondade se estenda sobre tudo o que criastes.
Piedade Senhor!
Para aqueles que não Vos conhecem,
Esperança para aqueles que sofrem.
Que a Vossa Bondade permita aos espíritos consoladores
Derramarem por toda parte,
A paz, a esperança e a fé.

Deus!
Um raio, uma centelha do Vosso Amor
Pode iluminar a Terra;
Deixai-nos beber nas fontes
Dessa bondade fecunda e infinita,
E todas as lágrimas secarão,
Todas as dores se acalmarão.
E um só coração,
Um só pensamento subirá até Vós, Como um grito de reconhecimento e de amor.


Como Moisés sobre a montanha,
Nós Vos esperamos com os braços abertos,
Oh Poder! Oh Bondade! Oh Beleza! Oh Perfeição!
E queremos de alguma sorte alcançar a Vossa Divina Misericórdia.

Deus!
Dai-nos a força para ajudar o progresso,
A fim de subirmos até Vós;
Dai-nos a caridade pura, Dai-nos a fé e a razão; 
Dai-nos a simplicidade Pai
Que fará de nossas almas
O espelho onde se refletirá
A Vossa Divina Imagem.





As figuras desta postagem, são de antigos pintores, por mim pouco conhecidos, mas com obras de admirável beleza, por exemplo:

A segunda, é The Madonna Praying, de Giovanni Battista Salvi da Sassoferrato, Séc. XVII.

A terceira e a quarta, de Ferdinand G. Waldmueller, Séc. XVIII.

E a última, William Adolphe Bouguereau, Séc. XVIII.

Como eu tenho aprendido!!!!

Espero que você tenha gostado, muito obrigada por visitar este blog, fique com Deus!! ! Que Ele te abençoe, sempre!!

Até a próxima!!!

terça-feira, 24 de julho de 2012

Maria de Nazaré

    Amigos, a minha intenção neste blog, é trazer a vocês algumas mensagens. Aquelas que tocam ao meu coração, e que me ajudam em muitos momentos.
    São mensagens de diversos autores, encarnados ou não, espíritas ou não. Mas isto não importa, o mais importante na verdade é o conteúdo delas e o que elas nos trazem de bom.
    Algumas destas mensagens foram despretensiosamente, gravadas por mim em um Cd que tem como único objetivo a divulgação e o bem estar que elas nos proporcionam quando as ouvimos.
    Mas eu gostaria antes de tudo, antes de postá-las, de homenagear a figura amorosa e doce, de nossa Mãe Maior, Maria.
    A Ela, sublime Mãe, a minha reverência, o meu respeito e a minha gratidão.


Além do que se conhece nas antigas tradições religiosas, especialmente no Novo Testamento, onde encontramos na Internet vários sites falando a respeito, encontramos também na literatura espírita outros importantes dados biográficos de Maria, que vieram até nós por via mediúnica, revelando-nos que Ela continua até hoje zelando com muito carinho pela Humanidade terrestre, encarnada e desencarnada.

Abaixo parte de um matéria publicada no Jornal Mundo Espírita - agosto/2003 

“Ela crescera, tendo o espírito alimentado pelas profecias de Israel. Desde a meninice, quando acompanhava a mãe à fonte, para apanhar o líquido precioso, ouvia os comentários. Entre as mulheres, sempre que se falava a respeito, perguntavam-se umas às outras, qual seria o momento e quem seria a felizarda, a mãe do aguardado Messias.

Nas noites povoadas de sonhos, era visitada por mensageiros que lhe falavam de que fazeres que ela guardava na intimidade d'alma. Então, naquela madrugada, quase manhã do princípio da primavera, em Nazaré, uma voz a chamou: "Miriam". (Seu nome egípcio-hebraico, significa "querida de Deus".)

Ela despertou. "Que estranha claridade era aquela em seu quarto? Não provinha da porta. Não era o Sol, ainda envolto, àquela hora, no manto da noite quieta. De quem era aquela silhueta? Que homem era aquele que ousava adentrar seu quarto?"


"Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo!"

Sou Gabriel", identifica-se, "um dos mensageiros de Yaveh. Venho confirmar-te o que teu coração aguarda, de há muito. Teu seio abrigará a glória de Israel. Conceberás e darás à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo e o seu reino não terá fim."

Maria escuta. As palavras lhe chegam, repassadas de ternura e pela sua mente, transitam os dizeres proféticos. Sente-se tão pequena para tão grande mister. Ser a mãe do Senhor. Ela balbucia:

"Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a Tua palavra."


PREPARATIVOS E INÍCIO DA MISSÃO

Conta-nos Emmanuel que, precedendo a vinda de Jesus, entidades angélicas se movimentaram, tomando vastas e importantes providências no Plano Espiritual.

"Escolhem-se os instrutores, os precursores imediatos, os auxiliares divinos. Uma atividade única registra-se, então, nas esferas mais próximas do planeta, (...)." 


Com a chegada do Mestre "a manjedoura assinalava o ponto inicial da lição salvadora do Cristo, como a dizer que a humildade representa a chave de todas as virtudes. (...) Debalde os escritores materialistas de todos os tempos, vulgarizaram o grande acontecimento, ironizando os altos fenômenos mediúnicos que o precederam. As figuras de Simeão, Ana, Isabel, João Batista, José, bem como a personalidade sublimada de Maria, têm sido muitas vezes objeto de observações injustas e maliciosas; mas a realidade é que somente com o concurso daqueles mensageiros da Boa Nova, portadores da contribuição de fervor, crença e vida, poderia Jesus lançar na Terra os fundamentos da verdade inabalável."

(A Caminho da Luz - Emmanuel)

Ela gerou um corpo para o ser mais perfeito que a Terra já recebeu. Seus seios se ofereceram férteis para alimentar-lhe os primeiros meses. Banhou-O, agasalhou-O, segurou-O fortemente contra o peito mais de uma vez. E mais de uma vez, deverá ter pensado: "Filho meu, ouve meu coração batendo junto ao teu. Dia chegará a que não te poderei furtar à sanha dos homens. Por ora, amado meu, deixa-me guardar-te e proteger-te."


Ela lhe acompanhou o crescimento. Viu-O iniciar o seu período de aprendizado com o pai, que lhe ensinou os versículos iniciais da Torá, conforme as prescrições judaicas, embora guardasse a certeza de que o menino já sabia de tudo aquilo.


Na sinagoga, O viu destacar-se entre os outros meninos, e assombrar os Doutores. O seu Jesus, seu filho, seu Senhor. Angustiou-se mais de uma vez, enquanto O contemplava a dormir. Que seria feito Dele?

A viuvez lhe chegou e ela viu o primogênito assumir os negócios da carpintaria. Suas mãos, considerava, tinham habilidade especial e a madeira se lhe submetia de uma forma toda particular.


Aquele era um filho diferente. Um olhar bastava para que se entendessem. Tão diferente dos demais, que não tinham para com ela a mesma ternura...

Chegou o dia em que Ele se foi e ela começou a ter Dele as notícias. A escolha dos primeiros discípulos, o batismo pelo primo João, no Jordão.


Mantinha contato constante, providenciando quem lhe fizesse chegar a túnica tecida no lar, sem nenhum costura, sempre alva. Em cada fio, um pouco do seu amor e da sua saudade.

Acompanhou-Lhe a trajetória de glórias humanas, e as injustas alusões ao Seu messianato, aos Seus dizeres.

Tanto quanto pôde, acompanhou o seu Jesus e recebeu-lhe o carinho. Ele era tão grande, e, entretanto, atendia-lhe o coração materno, os pedidos. Quantas vezes ela intercedera por um ou outro?


Quando os dias de sombra chegaram, Ela acompanhou, junto a outras mulheres, as trágicas horas. Ao ver o corpo chagado do filho, o sangue coagulado nas feridas abertas, a túnica tão alva, que ela tecera com tanto desvelo, toda manchada, sentiu as lágrimas inundarem-lhe os olhos.


Porém, era necessário ser forte. Seu filho lecionara as lições mais belas que jamais os ouvidos humanos haviam escutado. Ele cantara as belezas do Reino dos Céus, no alaúde do lago de Genesaré, e prometera as bem-aventuranças aos que abraçassem os inovadores ensinos.


O espírito Humberto de Campos em um de seus livros dedica o derradeiro capítulo a Maria, descrevendo as suas impressões íntimas diante do Filho crucificado... A sua curta estadia em Batanéia.... A mudança, com João Evangelhista, para Éfeso, onde "estabeleceriam um pouco e refúgio aos desamparados, ensinariam as verdades do Evangelho a todos os espíritos de boa vontade e, como mãe e filho, iniciariam uma nova era de amor, na comunidade universal."

De fato, "a casa de João, ao cabo de algumas semanas, se transformou num ponto de assembléias adoráveis (...). Maria externava as suas lembranças. Falava dele com maternal enternecimento, enquanto o apóstolo comentava as verdades evangélicas, apreciando os ensinos recebidos. E não foi tio singelo e generoso. (...) Sua choupana era, então, conhecida pelo nome de 'Casa da Santíssima'. (...) Eram velhos trôpegos e desenganados do mundo, que lhe vinham ouvir as palavras confortadoras e afetuosas, enfermos que invocavam a sua proteção, mães infortunadas que pediam a benção de seu carinho."


No primeiro Cd, a última mensagem é dedicada a Ela. Chama-se Ave Maria de Karroiz. Um espírito amigo, Coordenador de um grande trabalho que atende a inúmeras almas e guia espiritual de uma irmã médium com diversos tipos de mediunidade, tendo sido esta mensagem passada pela psicofonia.
Mais a frente falarei mais detalhadamente sobre este irmão espiritual, pois no segundo Cd temos o Pai Nosso de Karroiz.


Ave Maria de Karroiz

Ave Maria cheia de Graça,
Que o Senhor possa estar sempre convosco, minha Mãe.
Bendita sois vós entre as mulheres,
Porque bendito é o fruto de vosso ventre,
Aquele que veio trazer a luz ao mundo, Jesus
Benditas sejam as mulheres que se trazem sob a luz da maternidade,
Numa prestação de serviço e de contas.
Ao mesmo tempo a muitas almas sofridas e desamparadas.
Santa e Virgem Maria, Mãe de Jesus,
Que Tu possas dar-nos a luz à nossa caminhada
Rogando por nós todos que pecamos e não
nos legitimamos muitas e muitas vezes como filhos reais de Deus.
Mas, ajuda-nos Maria:
A que possamos enxergar dentro de Vós
A que possamos nos expressar diante de Ti como uma mãe amorosa e calorosa,
abraçando-nos a cada lacuna, a cada debilidade como Tu fazias com Teu filho Jesus.
Maria, Virgem Maria
Assim Te chamamos, Mãe!
Mãe de todos, Mãe suave, Mãe doçura, Mãe eterna,
Mãe que todos buscam nas feições da mãe natural desta terra.
Chegue-se a nós, Mãe.
Chegue-se e nos abrace, nos ajude a caminhar até Teu filho dileto.
Fica conosco, Mãe eterna, por todo o sempre. 

Karroiz
(Psicofonia por Angela Coutinho - 09/04/2001)




quarta-feira, 11 de julho de 2012

O Menino e a Estrela-do-Mar

"Era uma vez, um escritor, que morava numa praia tranquila, junto a uma colônia de pescadores. Todas as manhãs ele passeava à beira-mar, para se inspirar, e de tarde ficava em casa, a escrever.
Um dia, ao caminhar pela praia, ele viu um vulto que parecia dançar. Quando chegou perto, era um jovem a pegar nas estrelas-do-mar que estavam na areia, uma por uma, e a mandá-las de volta ao oceano.




- Por que é que tu estás a fazer isso? - perguntou o escritor.
- Você não vê? - disse o jovem. - A maré está baixa e o Sol está a brilhar. Elas vão secar ao sol e morrer, se ficarem aqui na areia.
- Meu jovem, existem milhares de quilômetros de praia por esse mundo fora e centenas de milhares de estrelas-do-mar, espalhadas pelas praias. Que diferença faz? Tu atiras umas poucas de volta ao oceano, mas a maioria vai perecer de qualquer forma...




O jovem pegou numa estrela na areia, atirou-a de volta ao oceano, olhou para o escritor e disse:
- Para esta, eu fiz diferença.

Naquela noite, o escritor não conseguiu dormir nem sequer conseguiu escrever. De manhãzinha, foi para a praia, reuniu-se ao jovem e juntos começaram a atirar estrelas-do-mar de volta ao oceano."




Pode uma pequena história influenciar e mudar o pensamento, a determinação de alguém?
Sim, sem dúvida, esta pequena fábula, mudou o meu modo de ver, de encarar a minha atuação como ser humano.

Não podemos mudar o mundo ou as pessoas, mas podemos fazer a nossa parte, fazer alguma diferença, para que pelo menos o que está ao nosso redor mude e melhore. Não importa o quanto mude, o tamanho da mudança, mas a certeza de que me esforcei, de que tentei, faz com que eu me sinta em paz comigo mesma e com a minha consciência.

Este trabalho, este pequeno esforço, esta pequena estrela do mar, que lanço aos meus amigos, faz com que eu me sinta bem, porque é a minha pequena parte, tentando fazer alguma diferença, a minha doação íntima, dando o que tenho de melhor a beneficiar amigos e irmãos de caminhada.

Se uma pessoa que seja, se sentir bem com estas mensagens escritas neste blog, ou com a gravação delas num cd, se estas palavras penetrarem em algum coração, um único que seja, então terá valido a pena.

As mensagens aí estão! As palavras de Luz, dos Mensageiros do Alto, enviados de Deus, em todas as épocas e religiões estão aí, à disposição daqueles que quiserem ver e ouvir e se beneficiarem com elas. O que queremos mais? Pelo que mais esperamos?

Cabe unicamente a cada um de nós o esforço em melhorar e mudar o nosso modo de ser e de viver.

Façamos cada um, a sua parte, a sua boa parte, e começaremos assim a modificar este mundo para um mundo melhor, pleno de Amor e Paz!

Vamos fazer a diferença!