segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Quanto mais - Bezerra de Menezes


Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti (1831 – 1900), nasceu em Riacho do Sangue (atual Solonópolis-CE), doutorando-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Foi escritor, Vereador e Deputado Geral da Província.

Em 1886, tornou pública sua adesão ao Espiritismo. Escreveu livros e foi Presidente da FEB – Federação Espírita Brasileira por duas vezes.

Conhecido como o Kardec Brasileiro e o Médico dos Pobres.

( Biografia extraída do livro: De Bezerra Menezes para Você – Divaldo Pereira Franco e Bezerra de Menezes)

Não podemos deixar de registrar aqui a grande admiração e respeito por este benfeitor paternal e servidor humílimo, como ele mesmo diz quando termina algumas de suas mensagens psicografadas, de todos nós!

Protetor espiritual das terras e do povo brasileiro como veremos mais adiante, Dr. Bezerra de Menezes encanta a todos com seu jeito realmente de pai amoroso e grande amigo.

São muitas as histórias conhecidas sobre ele, mas vamos relembrar aqui uma das mais conhecidas que demonstra o amor e a bondade com que ele tratava a todos que o procuravam.

Certo dia, atendia ele numa modesta sala, onde receitava a terapia homeopática, quando contemplou uma mãe angustiada que trazia nos braços um filho macérrimo; trêmula, esfaimada, coloca o filho sobre a mesa de exames e diz:

- Está morrendo, Dr. Bezerra! Salve meu filho.


Dr. Bezerra examina a criança e percebe que a doença é uma sequela da fome. Receita imediatamente e diz:

 - Desça à farmácia, adquira o produto de imediato e se você seguir a prescrição, seu filho se salvará.

- Então, Doutor, ele vai morrer, porque o nosso problema é comida. Eu irei mendigar com a receita na mão.

Bezerra examina os bolsos, a última moeda ele havia dado ao cliente anterior. Põe as mãos na cabeça e as lágrimas correm-lhe pelos olhos azuis transparentes. A mão esquerda está espalmada sobre a mesa, e naquele momento de grande angústia e expectativa, ele vê a mão, e nota o anel de formatura. Ele era agora tomado de alegria, arranca o anel e diz-lhe:

- Não seja por isso, minha filha, vá à farmácia, entregue o anel ao farmacêutico, compre os remédios e peça-lhe que lhe devolva aquilo que exceder ao preço do medicamento e compre alimentos para seu filhinho e para você.

Ele toma do chapéu, desce as escadarias do consultório do primeiro andar e, quando vai pegar o bonde, ele dá-se conta que não tem a moeda mais miserável e mínima para pegar a condução, e para não criar problema no transporte urbano, ele sai da rua sete e vai a pé até a Tijuca, chegando lá avançadas horas da noite exausto, esfaimado, com os filhos e a esposa também padecendo necessidades.


Assim era o Doutor que fazia por aqueles que o procuravam tudo o que podia, esquecendo-se que ele mesmo também tinha seus próprios problemas e necessidades a resolver.


“No dia 11 de abril de 1900, ele desencarna, deixando na Terra um vazio, que ainda não pode ser preenchido de maneira física, tal a grandeza deste ser espiritual que a Terra recebe periodicamente no mundo para preparar nos corações o estabelecimento do Evangelho e da figura ímpar de Jesus.
O Brasil chora, mas ele não se aparta da alma brasileira; continua a atender este povo a quem ele amou com tanto desvelo.


Ele poderia, por seu merecimento e trabalho já prestado a causa do Mestre Jesus, ter deixado este planeta, rumo as esferas mais elevadas, mas Dr. Bezerra pede a Maria, nossa mãe Santíssima, que o deixe ficar um pouco mais. Veja abaixo como isto aconteceu numa grande reunião em plano espiritual, realizada para homenageá-lo depois de seu desencarne.



“No ano de 1950, aproximadamente cinco mil espíritos, entre encarnados, e desencarnados estão convidados a participar de uma homenagem especial a um apóstolo de Jesus (sim, ele foi um dos apóstolos de Jesus!) que trabalha nas sombras da Terra.


A reunião é grandiosa. Aquele público imenso que repleta o anfiteatro, que tem a forma greco-romana do passado, está ansioso, quando um coral de duzentas vozes infantis começa a entoar o "Aleluia" de Hendel.

E adentra-se, acompanhado de um séquito de entidades venerandas, Dr.Bezerra de Menezes, em espírito.


A figura ímpar de Dr. Bezerra, acompanhado por aqueles seres espirituais iluminados, destaca-se em uma indumentária modesta, que faz recordar o linho Belga usado na Terra. A indumentária de tonalidade pérola, a mão direita apoiada à gola do paletó, a cabeça que se move negativamente como a dizer:

- Mas eu não mereço.

O grupo adentra-se e vem à mesa central.

Dr. Bezerra senta-se ao lado do diretor dos trabalhos.


Começa a reunião que homenageia Bezerra pelos 50 anos de atividades nas terras brasileiras como colaborador de Ismael, representante da bondade de Jesus.

Léon Denis, o apóstolo do espiritismo Francês, o grande colaborador e propagador da obra de Allan Kardec, é convidado a saudá-lo em nome dos Espíritos Espíritas Internacionais. E o verbo eloquente do extraordinário autodidata poeta ressoa na multidão como bátegas de luz caindo suavemente numa sinfonia. As palavras de Léon Denis traz a gratidão dos Espíritas do mundo ao apóstolo do Cruzeiro do Sul.


Bezerra chora, dominado de uma grande emoção.

Terminada a exortação de Denis, é convidado Manoel Vianna de Carvalho para falar em nome da comunidade espírita brasileira. Vianna de Carvalho agiganta-se na tribuna e fala em nome da gratidão da pátria brasileira a este ser que tanto estava fazendo pelo pensamento no país.

Logo depois que Vianna de Carvalho encerra, abre-se aquele horizonte infinito do espaço e um jato de luz tomba sobre a multidão.

Aparece o ser espiritual superior jovem, Celina, a mensageira de Maria, a mãe de Jesus, que abre um livro imenso de luzes e lê para todos, emocionados:


  - Dr. Adolfo Bezerra de Menezes, a mãe de Jesus manda convidar-te para que saias das sombras do planeta terrestre. Ela te oferece no Sistema Solar qualquer um dos astros onde queiras reencarnar. Ela concedeu do Filho a permissão para franquear-te noutra esfera, se necessário fora do Sistema Solar, a oportunidade de crescer de maneira com a misericórdia de Deus, nos rumos do insondável na busca da perfeição.


- Tenho eu a tarefa de apresentar-te a proposta da Senhora, e levar-Lhe o resultado, depois de ouvir-te.

Bezerra de Menezes levanta-se, a multidão está impactada, ele abaixa a cabeça e, com a voz embargada ao erguer a fronte diz:

- Celina, minha filha, eu não mereço nada disso! Se eu merecesse alguma coisa, se alguma coisa me fosse lícito pedir; se houvesse em mim qualquer atributo que justificasse uma solicitação, eu te pediria levares à Senhora o meu requerimento pedindo misericórdia para as minhas imperfeições; e se me fosse lícito pedir algo mais, eu pediria à Maria, a Santíssima, que me facultasse a honra de continuar nas sombras do país verde e amarelo do Cruzeiro do Sul, atendendo aos infelizes, e que, ela não me permitir a graça nunca de sorrir enquanto na terra brasileira alguém estiver chorando; que eu não tenha o direito de ser feliz enquanto os meus irmãos do Brasil estejam angustiados. Então intercede tu, minha filha, junto à nossa Mãe para que ela me permita a caridade de permanecer nas terras do cruzeiro até o momento em que o país saia das sombras.


Celina retorna, as vozes infantis erguem-se, as músicas sucedem-se e, de repente, no céu coruscante de estrelas, uma mão empunhando uma pluma antiga escreve:

- Dr. Adolfo Bezerra de Menezes, o teu requerimento dirigido à Senhora foi deferido. Ficarás nas terras verde-amarelas do Brasil, nas sombras do planeta, atendendo a dor até o ano 2000, quando terás brindado cem anos de abnegação, de renúncia, de doação total.



A reunião foi encerrada, e Bezerra de Menezes voltou às sombras do país tropical para erguer as almas combalidas, para encaminhá-las a Jesus. Para ensinar que somente o amor dirime quaisquer problemas e dificuldades....”


Este é o espírito amoroso que reencarnou em terras brasileiras, que agora é amado e conhecido mundialmente.

Quando retornou à Pátria Espiritual.... Lá chegando, foi comunicado de que havia cumprido com êxito sua missão na Terra e que seria transferido para um mundo mais elevado. Ele então, pediu com humildade, que aqui pudesse permanecer. Que pudesse continuar cuidando dos doentes, pois não poderia usufruir desta conquista, sabendo que aqui ainda teriam muitas pessoas sofrendo e necessitando de amparo para o qual ele se achava preparado a dispor.

Como Espírito, prossegue na vivência plena da caridade e da humildade: levantando os abatidos, consolando os curvados sob as provas terrenas, orientando espíritos endurecidos, inspirando indulgência. Sua assistência bondosa pode ser sentida nas mensagens que ditou a Francisco Cândido Xavier e outros médiuns.

Abaixo uma de suas mais belas mensagens intitulada “Quanto Mais”, numa psicografia do querido médium Chico Xavier, você pode ouvi-la na minha voz:
Quanto Mais

"Abençoai sempre as vossas dificuldades e não as lastimeis, considerando que Deus nos concede sempre o melhor e o melhor tendes obtido constantemente com a possibilidade de serdes mais úteis.

Quanto mais auxiliardes aos outros, mais amplo auxílio recebereis da Vida Mais Alta.

Quanto mais tolerardes os contratempos do mundo, mais amparados sereis nas emergências da vida, em que permaneceis buscando paz e progresso, elevação e luz.

Quanto mais liberdade concederdes aos vossos entes amados, permitindo que eles vivam a existência que escolheram, mais livres estareis para obedecer a Jesus, construindo a vossa própria felicidade.

Quanto mais compreenderdes os que vos partilham os caminhos humanos, mais respeitados vos encontrareis de vez que, quanto mais doardes do que sois em benefício alheio, mais ampla cobertura de amparo do Senhor assegurará a tranqüilidade em vossos passos.

Continuemos buscando Jesus em todos os irmãos da Terra, mas especialmente naqueles que sofrem problemas e dificuldades maiores que os nossos obstáculos, socorrendo e servindo e sempre mais felizes nos encontraremos sob as bênçãos dele, nosso Mestre e Senhor."


Também poderemos ouvir Aleluia de Handel, com a maravilhosa Orquestra de André Rieu, para que possamos imaginar e sentir o quanto deve ter sido lindo este momento em plano espiritual.



A todos, a certeza de que a doce figura de Jesus e a Espiritualidade Maior, cujo espírito de Dr. Bezerra de Menezes é um de seus representantes, se preocupa com cada um de nós. Todos somos amparados, cuidados e direcionados todo o tempo, só não nos damos conta disto, tão envolvidos que estamos com a matéria que nos cerca, mas tenhamos a certeza disto. A todos um fraterno abraço desta irmã. Paz e amor em seus corações.

Até a próxima!!

sábado, 3 de novembro de 2012

Um Belo Aprendizado - Irmão Daniel

Quantas vezes fazemos nossas rogativas aos céus, mas não vemos nossos pedidos serem atendidos?

Quantas vezes nos sentimos frustrados porque ficamos esperando nossas vontades, nossos anseios serem atendidos, mas nada acontece?

(Pintura de Cândido Portinari)

O trabalho não aparece, o dinheiro não entra. As pessoas não nos procuram ou não nos entendem, o amor não é correspondido ou é a saúde que anda precária, não existe paz dentro do próprio lar, enfim...

Não entendemos o que acontece conosco, as coisas não fluem, não vão para frente! Muitos pensam assim. Não veem melhoras nem muitos progressos na vida. 

(Cândido Portinari)

Mas será que estamos fazendo tudo como deve ser feito?

Estamos colaborando para que tudo melhore, ou nos acomodamos e não ligamos mais, simplesmente deixamos para lá!!

Mas então, se é assim, de nada podemos reclamar! É a nossa escolha!

Jesus, na época de sua passagem pela Terra, nos ensinou que devíamos nos movimentar, buscar, sair a procura, correr atrás, fazer a nossa parte, se quiséssemos receber ajuda dos Céus. Em outras palavras, Ele disse:

Ajuda-te e o Céu Te Ajudará


Pedi, e dar-se-vos-á, buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque todo o que pede, recebe; e o que busca, acha; e a quem bate, abrir-se-á. (Mateus, VII: 7-11).

Segundo o modo de ver terreno, a máxima: Buscai e achareis, é semelhante a esta outra: Ajuda-te e o céu te ajudará. É o princípio da lei do trabalho, e, por conseguinte, da lei do progresso.

(Cândido Portinari)

Segundo a compreensão moral, essas palavras de Jesus significam o seguinte: Pedi à luz que deve clarear o vosso caminho, e ela vos será dada; pedi a força de resistir ao mal, e a tereis; pedi a assistência dos Bons Espíritos, e eles virão ajudar-vos, e como o Anjo de Tobias, vos servirão de guias; pedi bons conselhos, e jamais vos serão recusados; batei à nossa porta, e ela vos será aberta; mas pedi sinceramente, com fé, fervor e confiança; apresentai-vos com humildade e não com arrogância, sem o que sereis abandonados às vossas próprias forças, e as próprias quedas que sofrerdes constituirão a punição do vosso orgulho.

É esse o sentindo dessas palavras do Cristo: Buscai e achareis, batei e abrir-se-vos-á.

(O Evangelho Segundo o Espiritismo – Cap. XXV)


Percebam que nestas rogativas não estão incluídas coisas materiais. Mas, luz a clarear nossos caminhos, força para resistirmos ao mal, assistência dos bons espíritos e seus bons conselhos. Mas diz uma condição: que devemos pedir sempre com sinceridade, fé, confiança e humildade. Assim tudo que pedirmos se fizermos por merecer, nos será dado.

Será que estamos pedindo o que é justo e certo?

É sempre tempo de refletir, aprender e mudar. Mudanças sempre trazem movimentações e melhoras na vida!


Conhecem a estória do alpinista?

Ela ilustra bem a falta de confiança que muitas vezes temos num poder Maior. Essa falta de confiança, nos leva a não acreditar que, o tempo todo somos amparados. Deus, através de seus Espíritos Protetores, está sempre ao nosso lado, nos ajudando. Mas não fazemos a nossa parte, não nos ajudamos.


Conta-se a quatro cantos uma história sobre um alpinista que tinha como objetivo alcançar a glória, ao escalar, sozinho as montanhas mais difíceis. Na tentativa de escalar o Monte Aconcágua e conseguir todos os louros da conquista para si, teve um breve, mas definitivo encontro com Deus.
Como não havia se preparado para acampar, resolveu subir o mais rápido que podia... Só que, anoiteceu e ele não conseguia enxergar um palmo adiante. Não havia lua, e as estrelas estavam encobertas pelas nuvens. Foi então que, de repente ele despencou montanha abaixo em queda livre. Imagens, sentimentos e pensamentos passavam por sua cabeça quando repentinamente, sentiu um fortíssimo solavanco que quase o partiu ao meio, ficando pendurado pelos pinos de segurança que havia cravado na rocha.
Foi então que, num misto de esperança e desespero, chamou por Deus.
- Deus, Salve-me!
E ouviu, no silêncio da noite, uma voz que lhe dizia:
- O que queres de mim, filho?
- Salve-me, por favor.
E a voz lhe disse:
- Acreditas mesmo que eu possa te salvar?
- Sim, tenho certeza, respondeu.
- Então, pega a tua faca e corta a corda que te sustenta.
Um longo silêncio se fez. O homem se agarrou ainda mais à corda que o prendia.
No dia seguinte, a equipe de resgate o encontrou morto, congelado a somente dois metros do chão.



“Antes de invocarmos o auxílio de Deus, necessitamos voltar o olhar para nós próprios e verificar se estamos ou não em condições de pedir algo.

Para que Ele nos ajude, é preciso que façamos a nossa parte conforme prescreve o Evangelho: Ajuda-te que o Céu te ajudará.

O mal da maioria dos que rogam bênçãos é que não são honestos para com Deus.

É comum implorarmos graças celestes, estando de relações cortadas com familiares, amigos, vizinhos...

Quando buscamos a Ajuda Divina é preciso que preparemos o coração adequadamente. É inútil pedir amparo com o coração cheio de inveja, de ciúme, de malquerença, de ódio e de outros detritos morais.

Nesse caso, se realmente desejamos pedir algo, que peçamos forças para vencer essas misérias da alma.

É comum rogarmos a Deus que nos dê saúde e, por outro lado, acabarmos com ela com o vício enfermiço do cigarro, da gula, do trago infeliz, das noitadas de orgias entre outros abusos.

Importante que meditemos um pouco mais a respeito da nossa real vontade de receber Ajuda Divina, uma vez que Deus sabe das nossas intenções mais secretas.

* * * 

Antes de buscar ajuda através da prece, olhe para você mesmo e veja se está em condições de pedir alguma coisa.

Verifique se está fazendo a parte que lhe cabe.

Se o templo do seu coração está devidamente limpo e arejado para receber as bênçãos do Criador.

Lembre-se sempre da recomendação: Ajuda-te que o Céu te ajudará.

A condição é que nos ajudemos primeiro, fazendo a nossa parte, para depois merecer a ajuda do Alto.

Importante que entendamos bem os mecanismos da oração: pedir, saber pedir e, acima de tudo, merecer.”

(Parte de um artigo da Redação do Momento Espírita)


Mas como dissemos no começo, tudo pode mudar!

O primeiro passo é a conscientização de que depende de nós. Podemos a partir de hoje, fazer diferente!

Conhecem Irmão Daniel?

“Teve muitas vivências em Terras Brasileiras, dedicando-se sempre às causas coletivas. Trabalha hoje voltado para caridade, ajuda e esclarecimento, no caminho cristão, junto com sua médium, com quem tem profundas ligações do passado.”
(Trecho extraído do livro: Tiradentes no Mundo Espiritual Pelo Espírito Irmão Daniel, Psicografia Sandra Coronato)

Este amigo espiritual, novo para muitos que o conhecem somente agora, na verdade é um antigo servidor do Cristo. Um tarefeiro da Seara do Mestre há muito, praticando o amor e a humildade.

Tem trabalhado atualmente com uma médium residente na cidade de Petrópolis, RJ. E muita coisa bonita dele ainda vamos conhecer.

A seguir uma de suas mais bonitas mensagens: 

Um Belo Aprendizado

Todos os dias, faça o seu melhor!

Dê abraços apertados, sorrisos verdadeiros, palavras gentis.


Tenha gestos de bondade, seja amigo, seja irmão!

Acredite em você.

Dê o seu bom exemplo.


Faça sempre tudo com muita garra e determinação.

Respeite o tempo dos outros...

Viva da melhor forma, mas sem nunca magoar ninguém.


Nem todos já aprenderam as Leis Universais.

Nem todos já praticam os Ensinamentos Cristãos.

Mas paciência... Um dia todos chegarão lá.

Deu errado? Tente outra vez...

Sempre é hora de recomeçar.

Fale certo...

Não desperdice palavras, nem ocupe o ouvido alheio com lamúrias intermináveis.


Seja otimista...

Veja a vida como uma imensa oportunidade para evoluir.

Não reclame tanto... Faça a sua boa parte.

Leia mais. Estude. Amplie seus conhecimentos.

Sempre é tempo de renovar-se.

Faça por merecer Ajuda Divina...

Estenda suas mãos e ampare quem está ao seu lado.

Quem ajuda é sempre ajudado!


Seja um instrumento de Deus na Terra.

Ilumine com sua chegada, e deixe sempre algo de bom ao se retirar.

Eleve seu pensamento em prece, ao menos pela manhã, à tarde e antes de dormir.

Abasteça-se dos fluidos Divinos, do Amor de Deus.

Comungue com a natureza...


Admire, absorva e agradeça a Obra do Criador.

Distribua emanações de amor e paz por onde você andar.

Não critique...

Olhe sempre com bons olhos. Faça tudo com muito amor, que, com certeza, ao seu lado estará um Tarefeiro de Jesus, um Amigo Espiritual inspirando-o e protegendo-o, para que você saia dessa vida vitorioso em suas tarefas e iluminado pelo seu belo aprendizado. 

(Irmão Daniel - Psicografia Sandra Coronato)


Esta bela mensagem, é um verdadeiro roteiro de bem viver!

Como a espiritualidade se preocupa sempre em transmitir a todos nós palavras que nos orientam, nos confortam e nos mostram que depende de nós, viver em paz e em harmonia, conosco mesmo e com todas as naturezas que nos cercam!

Depende de nós. Nós fazemos as escolhas, o tempo todo! 

Ajuda-te e o Céu te Ajudará


Obrigada por terem lido esta postagem!

A nossa única intenção neste trabalho é divulgar as mensagens cristãs. É fazer assim a nossa parte, buscando retribuir todo carinho, atenção e amparo que recebemos do Alto, através destes amigos espirituais! Compartilhe, indique, entre como membro, visite nossa página!

Que Jesus abençoe a todos! Paz e Amor!!

Até a próxima!

Recomendamos a todos, conhecerem mais mensagens psicografadas por Irmão Daniel no blog:

http://www.pinguinhodeluz.blogspot.com.br/

E façam uma visitinha na página, onde os assuntos espirituais abordados por Irmão Daniel, em seu Livro "Tiradentes no Mundo Espiritual", são ampliados:

http://www.tiradentesnomundoespiritual.blogspot.com.br/