segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Oração do Amanhecer - São Francisco


Oração do Amanhecer

"Senhor!
No silêncio deste dia que amanhece,
Venho pedir-te a Paz
A sabedoria, a força.

Quero olhar o mundo hoje
Com olhos cheios de Amor,
Ser paciente, compreensivo
Manso e prudente,
Ver além das aparências, teus filhos
Como Tu mesmo os vês, e assim…
Não ver senão o bem em cada um deles.

Cerra meus ouvidos a toda calúnia,
Guarda minha língua de toda maldade.
Que só de bênçãos se encha minha alma.
Que eu seja tão bondoso e alegre,
Que todos quantos se achegarem a mim
Sintam a Tua presença. Reveste-me de Tua beleza, Senhor
E que no decurso deste dia,
Eu te revele a todos."


Olá amigos, aí está outra belíssima oração!!

Busquei a autoria dela em vários sites e em muitos ela está sem autor, em outros vários, a autoria dela é atribuída a Francisco de Assis, tão conhecido e amado por todos!!

É uma oração tão bonita, a se ditar nas manhãs quando acordamos e agradecemos ao Alto por estarmos vivos! Que vamos aproveitar para fazer uma pequena homenagem a este Mensageiro do Alto, mundialmente conhecido como o santo patrono dos animais e do meio ambiente.

Dante Alighieri disse que ele foi uma "luz que brilhou sobre o mundo", e para muitos ele foi a maior figura do Cristianismo desde Jesus.

Muito se sabe sobre sua vida missionária, sobre seu apostolado de amor, junto aos seus companheiros que se tornaram pregadores itinerantes, levando Cristo ao povo com simplicidade e humildade.

Em 1212, São Francisco fundou com sua fiel amiga e irmã Santa Clara, a Ordem das Damas Pobres ou Clarissas.


(Representação, a fresco, de Santa Clara por Simone Martini (1312–1320), localizada na Basílica de São Francisco, Assis, Itália.)

Mas não vamos aqui, entrar em maiores detalhes sobre sua vida. São muitas as informações, e estão disponíveis em vários sites para aqueles que gostariam de se aprofundar. Apenas vamos mencionar uma de suas passagens:

Certa vez, Francisco de Assis, foi em companhia de Frei Massau a um lugarejo chamado Alviano, entre Orte e Orvieto. Pararam na praça do Mercado e como sempre, cantaram uma melodia com versos que convidavam a conversão do coração, com a finalidade de reunir o povo. Depois começou a pregar. Entardecia. As andorinhas que ainda hoje fazem ninho nos altos muros e nas torres das construções voavam de um lado para outro em ciclo contínuo, cantando forte e de modo quase uníssono.


Os habitantes do lugarejo que se comprimiam ao redor para ouvir a palavra dele, não estavam conseguindo entender quase nada, porque o barulho das andorinhas era muito intenso. Então, Francisco com a maior tranquilidade, olhou para elas e com muita doçura disse:

"Irmãs andorinhas, parece-me que agora é minha vez de falar. Já cantaram e falaram bastante! Escutem, pois, a palavra de DEUS e fiquem silenciosas enquanto eu falo!"


Elas pararam e fizeram um grande silêncio, por todo o tempo que ele falou.




Esta pequena história, resume seu intenso amor pelos animais e por toda natureza.

Sua devoção a Deus não se resumiria em sacrifícios, mas também em dores e chagas. Enquanto pregava no Monte Alverne, nos Apeninos, em 1224, apareceram-lhe no corpo as cinco chagas de Cristo, no fenômeno denominado "estigmatização".

Os estigmas não só lhe apareceram no corpo, como foram sua grande fonte de fraqueza física e, dois anos após o fenômeno, São Francisco de Assis foi chamado ao Reino dos Céus.

Autor do Cântico do Irmão Sol, considerado um poeta e amante da natureza, São Francisco foi canonizado dois anos após sua morte, pelo Papa Gregório IX.

Em 1939, o papa Pio XII tributou um reconhecimento oficial ao "mais italiano dos santos e mais santo dos italianos", proclamando-o padroeiro da Itália.


É isto amigos, só temos a agradecer, e pedir ao Pai, que possamos ser, como disse São Francisco de Assis, ou como era mais conhecido “Pai Francisco” em sua mais conhecida oração, apenas:

Instrumentos de Vossa paz.

"Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, Fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado;
Compreender, que ser compreendido;
Amar, que ser amado.
Pois, é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna."


Paz e Bem a todos!!

Até a próxima, e obrigada por terem lido esta postagem!


FACEBOOK:



Basta clicar no link abaixo:
https://www.facebook.com/pages/Aquecendo-Cora%C3%A7%C3%B5es/361925523885131

Conto com você!
Obrigada!


Nenhum comentário:

Postar um comentário